Tars

Instalação

INSTALAÇÃO DE AR-CONDICIONADO

Instalação precisa, seguindo as recomendações dos fabricantes e normas técnicas

Para que você possa ter uma instalação de ar-condicionado perfeita, aumentando a vida útil e manter a garantia do seu aparelho, saiba que existem procedimentos obrigatórios.

A Tars segue 100% as recomendações dos fabricantes e normas técnicas, para que você proteja o seu patrimônio.

Se você tem dúvidas sobre o que deve ser feito, consulte o manual de instalação do seu aparelho de ar-condicionado.

Instalamos ar-condicionado da linha leve, como aparelhos split high wall, cassete, piso-teto, multi split, dentre outros.

Confira os benefícios em fazer sua instalação com a Tars!

Segurança

Para sua tranquilidade, serviços sempre executados com segurança

Equipe

Equipe especializada confiável e treinada para a realização do serviço

Normas

Seguimos rigorosamente os procedimentos dos fabricantes e normas técnicas

Garantia

Trabalhamos corretamente para a manutenção da garantia dos aparelhos e dos serviços prestados

MODELOS DE AR-CONDICIONADO

Principais modelos de ar-condicionado trabalhados pela Tars

Split High Wall

Aparelho mais comum visto em residências e em salas de empresas de pequeno porte, sendo possível sua instalação apenas em paredes

Split Cassete

Aparelho para instalação no teto. É ótimo para quem busca a climatização uniforme e que possui um bom pé-direito no ambiente e com espaço no forro

Split Piso Teto

Aparelho com maior versatilidade nas instalações, sendo possível fazê-lo no teto, paredes e também no piso

Multi Split

Neste sistema você tem uma unidade externa para 2, 3, 4 ou 5 unidades internas. Indicado para locais onde o espaço para a unidade externa é restrito

Faça já o seu orçamento de instalação de ar-condicionado

Mande sua mensagem para o WhatsApp da equipe Tars clicando no botão abaixo:

🟠 Todos os serviços com materiais inclusos

🟠 Facilidade de pagamento

🟠 Considere fazer sua instalação com a Tars

DICAS

Instalação de ar-condicionado

Definir corretamente qual é a capacidade de ar-condicionado que você precisa pode eliminar muitos problemas futuros.

Primeiramente, você precisa saber que a Tars pode te ajudar no cálculo de carga térmica necessária para o seu ambiente, bastando entrar em contato conosco através do WhatsApp, informando a metragem quadrada do ambiente, dimensões ou enviando o projeto arquitetônico. Também será necessário saber quantas pessoas haverão do ambiente e a quantidade de equipamentos (geradores de calor) que você planeja ter naquele ambiente. E por último, saber se o ambiente está exposto ao sol, principalmente ao sol da tarde.

Caso deseje fazer o cálculo sozinho, a Tars tem uma ferramenta gratuita para calcular a quantidade de BTUs necessária. Você pode usar diretamente em nosso site, clicado aqui, ou baixar nosso aplicativo para sistema Android, clicando aqui.

E se eu instalar um ar-condicionado com capacidade inferior à necessária para o meu ambiente?
Neste caso, você precisa saber que alguns problemas poderão ocorrer, como:
- Maior consumo de energia elétrica, pois ele trabalhará muito mais para chegar à temperatura necessária
- Maior desgaste do seu aparelho, apresentando a necessidade de manutenções mais rapidamente
- A climatização não será suficiente
- Poderão ocorrer vazamentos de água condensada do seu aparelho

E se eu instalar um ar-condicionado com capacidade superior à necessária para o meu ambiente?
Caso você já tenha um aparelho de 18000 BTUs, por exemplo, e quer instalar em um ambiente que necessita 9000 BTUs, não haverá muitos problemas, mas você precisa saber que:
- Estará utilizando um ar-condicionado de maior valor desnecessariamente
- Dependendo do tamanho do ar-condicionado, poderá ficar desproporcional ao ambiente

Ar-condicionado convencional tem tecnologia mais antiga, onde o compressor, localizado na unidade externa do aparelho de ar-condicionado, liga e desliga (com maior constância) para atingindo as temperaturas desejadas. Isso faz com que haja maior consumo de energia elétrica.

Ar-condicionado inverter tem tecnologia mais recente, onde a partida e regulagem da rotação do compressor é feita através de placas eletrônicas. Com isso, o consumo de energia elétrica é menor em relação ao ar-condicionado convencional, variando de 40% a 70%.

Em relação ao preço, os aparelhos inverter é mais caro do que os aparelhos convencionais.

Já no quesito manutenção, os aparelhos inverter exige maior conhecimento dos profissionais.

Certamente recomendamos à você os aparelhos inverter, pelo menor consumo de energia elétrica, auxiliando na questão ambiental.

A Tars pode te ajudar orientando melhor sobre os aparelhos, bem como na venda e instalação. Entre em contato conosco através do WhatsApp!

Depende muito do tipo de aparelho escolhido, mas falando do modelo Split High Wall, o melhor posicionamento da unidade interna, conhecida como evaporadora, é aquela que faz a melhor distribuição do ar no ambiente. A melhor posição é no centro da menor parede em ambientes retangulares, para a distribuição uniforme do ar. Em relação à altura, a evaporadora não pode ser instalada muito próximo ao teto. É necessário, pelo menos, 15cm livres da parte superior da evaporadora até o teto, para que haja boa circulação de ar. Mas sempre, consulte o manual de instalação do seu aparelho, para não haver problemas com a garantia.

Quando se tratar do modelo cassete, instalar em locais com pé-direito duplo, ou seja, alturas superiores a 4,50m, saiba que será necessário a instalação de um andaime para fazer a limpeza da evaporadora.

Já a unidade externa, conhecida como condensadora, precisa respirar. Jamais você deve instalar em ambientes fechados, sem ventilação, como forros (entre laje e telhado), ambientes fechados. Além de causar o baixo rendimento do seu ar-condicionado, poderá ter problemas com superaquecimento e até incêndios.

Pense também que é na condensadora onde a maioria dos procedimentos de manutenção ocorre, por isso, considere instalar em local de fácil acesso para o menor custo de manutenção futura.

Está com dúvidas onde deve instalar o ar condicionado? Entre em contato com a Tars para te auxiliar, através do WhatsApp!

As especificações técnicas do fabricante de ar-condicionado estão contidas no Manual de Instalação do aparelho. Cada marca possui a sua especificação, mas podemos citar algumas, que são comuns:

- Cabo de intercomunicação (cabo PP): O cabo de intercomunicação entre a unidade interna e externa do seu ar-condicionado é essencial para que haja a comunicação entre eles. Não recomendamos emendar estes cabos, para que não haja interferência e mal funcionamento do aparelho. E sempre procure utilizar o cabo PP, pois ele tem camada dupla de proteção, ou seja, em cada cabo, individualmente, e no conjunto dos cabos.

- Comprimento mínimo e máximo da linha frigorígena (tubulação de cobre que faz a ligação entre a unidade interna e externa, onde passa o fluido refrigerante - gás): existe um comprimento mínimo que deve ser respeitado, sendo 2,00m para algumas marcas e outras 3,00m. Trabalhar com comprimento de tubulação inferior à especificação pode causar o desgaste precoce do compressor, causar ruídos e baixo rendimento térmico do seu ar-condicionado. Também existe o comprimento máximo da linha frigorígena. Neste caso, a variação é maior. Recomendamos sempre consultar o Manual de Instalação do ar-condicionado, pois é através dele que você garante a instalação dentro das especificações técnicas.

- Teste de estanqueidade: o teste de estanqueidade, com nitrogênio, consiste em avaliar se, depois da conexão da linha frigorígena (tubulação de cobre), não há vazamento. É utilizado nitrogênio para este teste, pois é um gás mais barato do que o próprio fluido refrigerante. Após o tempo do teste, o nitrogênio é descartado e fazemos a liberação do fluido refrigerante contido na unidade externa (condensadora).

- Procedimento de vácuo: é utilizado alguns equipamentos específicos para este procedimento - bomba de vácuo, vacuômetro (medição do nível de vácuo) e válvula. Este é um procedimento essencial e obrigatório que visa retirar a umidade da linha frigorígena e evita o transporte de detritos pelo sistema. Fazer o vácuo no sistema visa garantir a vida útil do aparelho. Como consumidor, você deve exigir que o vácuo seja feito. Caso contrário, contrate outro profissional!

- Fluido refrigerante (gás): A maioria dos aparelhos de ar-condicionado já vem com carga mínima necessária de fluido refrigerante, suficiente para o correto funcionamento, em linhas frigorígenas pequenas. Para linhas frigorígenas maiores, há a necessidade de se fazer a complementação de fluido refrigerante. Para fazer esta complementação, deve ser utilizado fluido refrigerante de boa qualidade e balança digital para este procedimento. Alguns modelos de ar-condicionado devem ser feitas a carga completa de fluido refrigerante. Novamente, recomendamos que esteja atento ao Manual de Instalação do ar-condicionado, que varia de cada fabricante e modelo.

- Análise de rendimento térmico: após todos os procedimentos de instalação, chegou a hora de ligar o aparelho e saber se ele está rendendo o suficiente. Para isso, é utilizado um termômetro digital, onde são medidos o ar que entra na evaporadora e o ar que sai da evaporadora. Para um bom rendimento, o ideal é que se tenha uma diferença de 10ºC, podendo variar de 1ºC a 2ºC para mais ou para menos. Uma nota importante: caso o profissional que contratou não faça todos os procedimentos acima, mesmo assim o seu ar-condicionado pode apresentar bom rendimento térmico, contudo, a vida útil do seu ar-condicionado será diminuída e, em pouco tempo, poderá ter problemas. Fique atento!

Você viu quantos procedimentos são necessários para a correta instalação de ar condicionado? Não é simplesmente colocar na parede e ligar. É necessário conhecimento técnico e ferramentas adequadas para fazer a instalação. Por isso, você tem a certeza de que a Tars fará a instalação adequada do seu ar-condicionado. Entre em contato conosco, através do WhatsApp e faça o seu orçamento!

Instalação elétrica é algo muito sério, e não é diferente para ar condicionado. Deve ser feita por profissionais qualificados. A grande parte dos instaladores de ar condicionado não fazem a parte elétrica. Na equipe da Tars contamos com profissionais qualificados, inclusive com Engenheiro Eletricista, para a sua instalação.

Abaixo elaboramos algumas recomendações para instalação elétrica do seu ar-condicionado.

- Alimentação do ar-condicionado: grande parte dos aparelhos de ar-condicionado, atualmente, possuem alimentação elétrica pela unidade externa (condensadora), mas ainda existem modelos que tem sua alimentação feita pela unidade interna (evaporadora). Isso vai depender de cada fabricante e modelo. 

- Tensão que devo considerar ao comprar um ar-condicionado: a maioria dos modelos são 220V e existem pouquíssimos modelos de 110V. Os modelos 110V tendem ser mais caros que os modelos 220V. Por isso, na hora da instalação, você deve considerar fazer uma instalação elétrica dedicada para o ar-condicionado.

- Circuito dedicado para o ar-condicionado: você deve considerar um circuito dedicado para o ar-condicionado, caso deseja não perder a garantia do seu aparelho. Esta é uma recomendação expressa dos fabricantes de ar-condicionado. Para circuitos 220V, o circuito dedicado significa instalar um disjuntor bipolar dedicado para o o ar-condicionado, cabeamento considerando ser 2 fases e 1 terra. Mas a especificação do disjuntor e o diâmetro do cabeamento deve seguir estritamente a norma brasileira NBR 5410, feita por profissional qualificado.

- Quadro de distribuição (disjuntores): o circuito dedicado deve partir do quadro de distribuição. mas caso não haja espaço no quadro, você pode instalar o disjuntor individualmente próximo à unidade externa, unidade interna ou outro local de fácil acesso, para poder usá-lo.

- Função terra: a função terra para o ar-condicionado é proteger o seu aparelho por descargas elétricas, além de ser recomendação do fabricante de ar-condicionado.

- Ligação elétrica do ar-condicionado à partir de outro circuito elétrico 220v (chuveiro, por exemplo): jamais faça isso! Você estará sobrecarregando o circuito elétrico e sérios problemas poderão ocorrer, inclusive incêndio!

- Estética: nossa instalação elétrica procura utilizar os conduítes existentes no imóvel, evitando ao máximo manter fios aparentes. Isso dependerá de cada situação encontrada no momento da instalação elétrica.

Muitos são os requisitos e especificações para a instalação elétrica para o ar-condicionado. Conte com Tars, empresa séria e competente para fazer a sua instalação completa! Entre em contato conosco através do WhatsApp e faça o seu orçamento!

Certamente! Cada fabricante de ar condicionado possui suas normas e regras.

O que garante que você não perderá a garantia do seu aparelho é contratar uma empresa séria e comprometida em fazer o certo, como é o caso da Tars.

A Tars segue estritamente todas as recomendações contidas no Manual de Instalação do seu aparelho.

Entre em contato através do WhatsApp e faça o seu orçamento! Tenha a tranquilidade em manter a garantia do seu aparelho de ar condicionado!

Uma série de fatores pode fazer com que o preço da instalação de ar condicionado seja diferente de uma empresa para outra. Destacamos aqui algumas delas:

- Bons profissionais: profissionais capacitados, com conhecimento técnico, experiência baseada no "fazer o certo" e comprometimento fazem total diferença na instalação. A índole dessas pessoas é algo que também faz a diferença, afinal de contas, eles estarão trabalhando em locais reservados, como quartos, salas, escritórios, etc.

- Respeitar as regras do fabricante de ar-condicionado e normas: Fazer o certo leva mais tempo com o custo certo. Deixar de cumprir etapas na instalação ou deixar de usar a quantidade mínima de materiais exigidos pelo fabricante de ar-condicionado faz com que você tenha a sensação de pagar mais barato naquele momento, mas na verdade você poderá ter problemas sérios com o funcionamento do seu ar-condicionado em pouco tempo, precisando gastar muito mais para corrigir o problema. Também é essencial seguir a norma brasileira de instalações elétricas, garantindo que o seu aparelho poderá estar protegido no caso de descargas ou oscilações na rede de energia elétrica.

- Equipamentos e ferramentas: equipamentos e ferramentas de boa qualidade é outro fator importante no momento da instalação. Sem alguns equipamentos fica impossível garantir o bom funcionamento do ar-condicionado e, logo, você poderá ter problemas sérios, inclusive perder a garantia ou o seu investimento total.

- Formalização e emissão de nota fiscal: parece algo simples e que todas as empresas deveriam ter, mas na prática não é bem assim. Empresa formalizada tem responsabilidades para com o cliente e a emissão da nota fiscal é garantia de que os impostos serão recolhidos para bem-feitorias para a população como um todo.

- Garantia dos Serviços e Suporte: Uma boa empresa de instalação de ar condicionado provê a garantia dos serviços prestados, por no mínimo 90 dias, seguindo o Código de Defesa do Consumidor e também dá todo o suporte necessário quando o cliente está com algum problema no ar-condicionado instalado por ela.

Se você deseja todos estes diferenciais, você pode contar com a Tars para fazer a sua instalação de ar condicionado. Certamente você terá atendimento e serviços de excelente qualidade! Faça já o seu orçamento com a Tars! Entre em contato pelo WhatsApp!

O sistema multi split é indicado para instalação em locais com espaço restrito para a unidade externa. Geralmente utilizado em apartamentos.

O custo de um sistema multi split é de 30% a 50% mais caro do que comprar máquinas individuais, ou seja, 1 unidade condensadora para cada unidade evaporadora.

Também requer maior conhecimento técnico para a instalação do sistema multi split.

A Tars pode te ajudar, tanto na escolha do sistema multi split, na venda e na instalação. Entre em contato conosco através do WhatsApp e faça o seu orçamento!